XX Congresso Português de Reumatologia

15-05-2018

XX Congresso Português de Reumatologia

Sociedade Portuguesa de Reumatologia

2-5 de Maio, Vilamoura

 

O XX Congresso Português de Reumatologia decorreu nos dias 2 a 5 de Maio de 2018, em Vilamoura.

 

Os Números do Congresso

848 participantes

152 Abstracts submetidos

16 Comunicações Orais

98 Posters Trabalho Original e 38 Caso Clínico

6ª Edição do Walk & Run

 

Momentos Chaves do Simpósio

A sessão de abertura do Congresso foi proferida pelo Professor Johannes Bijlsma, Presidente da EULAR, dedicada aos 20 anos da Reumatologia Portuguesa

A participação de experts internacionais nas diversas doenças Reumáticas como Gerd Burmester, Sebastião Radominski, Andrea Doria, Nuria Guañabens, Francesca Baroni, Hector Corominas, Catherine Nelson-Piercy entre outros confirma o elevado nível científico associado ao evento. Em várias mesas redondas e palestras foram apresentados os mais recentes avanços nas diversas áreas da reumatologia.

A organização deste ano privilegiou a relação da Reumatologia com a Medicina Geral e Familiar realizando sessões paralelas onde foram apresentados e discutidos temas de particular interesse para as duas especialidades. 

O prémio REUMERITUS foi entregue à Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR), pelo seu contributo na divulgação das doenças reumáticas, nomeadamente da Artrite Reumatóide e na defesa e apoio aos doentes reumáticos.

O Congresso contou ainda com a realização de vários pré-cursos como o Curso de Imagem, o Curso de Capilaroscopia e a Formação em pesquisa Bibliográfica Avançada.

 

A presença de outros profissionais de saúde e de doentes

Neste Congresso esteve mais uma vez presente a Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSReuma), assim como várias Associações de Doentes, reflectindo a proximidade entre o SPR e os doentes.

 

Um estímulo à Investigação e Formação

O Congresso terminou com a receção aos novos Internos e novos Especialistas. Com a atribuição dos prémios de diversas bolsas de apoio à investigação e formação dos Reumatologistas Portugueses e entrega de prémios para melhor comunicação oral e melhor poster, reconhecendo-se desta forma a qualidade dos trabalhos submetidos.

 

Conceitos Chave deste Congresso

Inovação, Partilha e Ciência

AUTORES