Serviço de Reumatologia da ULS da Guarda cria Centro de Ligação para Fraturas

28-10-2018

Serviço de Reumatologia da ULS da Guarda cria Centro de Ligação para Fraturas

O Serviço de Reumatologia, em colaboração com o Serviço de Ortopedia, criou o Centro de Ligação para Fraturas tendo como objectivo colmatar o precário diagnóstico e tratamento da Osteoporose, com especial destaque para a prevenção secundária da Osteoporose (prevenção após primeira fratura).

Este programa envolve Reumatologistas, Ortopedistas e a Equipa de Enfermagem e Reabilitação do Serviço de Ortopedia e da Consulta Externa.

O Centro de Ligação para Fraturas contempla ainda a integração no projecto “Habilitar” da ULS Guarda que consiste em Visitas Domiciliárias de Reabilitação do Serviço de Ortopedia que permite à equipa de enfermagem a verificação in loco das condições físicas/ barreiras existentes e novas adaptações necessárias após intervenção cirúrgica.
Desta forma, a abordagem multidisciplinar é considerada altamente diferenciadora, pretendendo-se melhorar os cuidados de saúde prestados, reduzir os custos associados aos cuidados de saúde e consequentemente melhoria da qualidade de vida dos doentes.