IX Fórum das Espondilartrites

10-02-2018

IX Fórum das Espondilartrites

O IX Fórum das Espondilartrites constituiu um momento único de atualização do conhecimento na área das Espondilartrites, um grupo de doenças reumáticas que afeta cerca 1,6% ou seja 160.000 portugueses.

A quem se destinou?

O IX Fórum das Espondilartrites foi destinado maioritariamente a médicos Reumatologistas nacionais, que procuram debater temas relacionados com o diagnóstico e tratamento das Espondilartrites, de forma a obter conhecimento que permita melhorar os cuidados prestados aos doentes. Estiveram inscritas no Fórum cerca de 100 pessoas que criaram um ambiente de partilha de conhecimento muito interativo.

Quais os temas debatidos no IX Fórum das Espondilartrites?

O programa deste IX Fórum das Espondilartrites teve início com um workshop em ecografia focada nos tendões/enteses, estruturas frequentemente envolvidas nas Espondilartrites. Sucedeu-se a apresentação e discussão de temas, como por exemplo, as formas de espondilartrites de aparecimento nas crianças, como fazer o seguimento de mulheres grávidas com espondilartrites?, como predizer a resposta aos tratamentos biotecnológicos aprovados?, como diagnosticar e tratar doenças que surgem concomitantemente às espondilartrites, que novas formas de tratamento para as espondilartrites podemos esperar no futuro,? entre outros. Destacamos a mesa redonda de encerramento do IX Fórum das Espondilartrites que contou com a participação da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas durante a qual médicos, enfermeiros e doentes refletiram sobre a vivência das Espondilartrites na perspectiva do doente. Foram discutidas estratégias de otimização da comunicação em saúde e de melhoria da literacia na área da Reumatologia.

 

AUTORES