Dr. Canas da Silva na TVI

15-10-2017

Dr. Canas da Silva na TVI

O Dr. Canas da Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, esteve no Diário da Manhã da TVI no Dia Mundial das Doenças Reumáticas:

"As doenças reumáticas, são das doenças mais frequentes da espécie humana. Os doentes reumáticos são os que reportam pior qualidade de vida. A Doença Reumática é uma doença de todos! Portugal é um dos países da União Europeia com maior número de doentes com doença reumática e onde se registam graves problemas de acesso. Temos que criar mais serviços de reumatologia em Portugal! Há amplas zonas do país em que, no Serviço Nacional de Saúde, não existem serviços de reumatologia, incluindo Hospitais Centrais, o que se traduz numa vergonha, para um país da Europa Ocidental."

A esta realidade que, em destaque no Diário da Manhã da TVI, foi retratada pelo Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Dr. Canas da Silva, soma-se o não reconhecimento da especialidade da reumatologia. "As pessoas têm que começar a ser vistas por reumatologistas quando têm uma doença do foro reumático!"

O diagnóstico, o acesso, a referenciação e o tratamento adequado de uma pessoa com doença reumática em debate no filme que partilhamos.

VÍDEO