Osteoporose

Recomendações para o diagnóstico e terapêutica da Osteoporose

Neste artigo, os autores apresentam as recomendações para o diagnóstico e terapêutica da osteoporose (OP), elaboradas pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) e pela Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM).

O documento resultou do consenso estabelecido após revisão de bibliografia, reuniões de trabalho e discussão aberta em reuniões promovidas pela SPR e pela SPODOM. As recomendações são apresentadas com discussão de pontos que abordam a definição de OP, avaliação clínica dos doentes, factores de risco de OP e identificação dos indivíduos com risco elevado de fractura, utilização, indicações e interpretação da absorciometria radiológica de dupla energia (DEXA), avaliação complementar na abordagem inicial da OP, prevenção e tratamento da OP pós-menopáusica e da osteoporose masculina. Estas recomendações visam reduzir o risco e a frequência de fracturas osteoporóticas, através de práticas clínicas validadas que permitam uma utilização eficaz dos recursos diagnósticos e terapêuticos disponíveis. Os consensos serão revistos sempre que novas evidências o justificarem.

KEYWORDS

Consensos; Osteoporose; Portugal; Recomendações; Sociedade Portuguesa de Reumatologia; Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas Metabólicas

Recomendações para o diagnóstico e terapêutica da Osteoporose