GEAR

O Grupo de Estudos de Artrite Reumatóide (GEAR) foca a sua actividade, como o nome indica, no estudo da artrite reumatóide.

Ao longo dos últimos anos, este grupo de trabalho tem-se destacado pela publicação de vários artigos científicos, nomeadamente na área da terapêutica biotecnológica. Assim, a primeira versão dos Consensos para a utilização de terapêutica biológica na artrite reumatóide (AR) foi publicada em 2003, com actualizações frequentes, sempre que tal se justificou, às luzes da evolução do conhecimento cientifico-farmacológico.

Relator
Dr. José António Costa

Co-Relatores
Dra. Cátia Duarte
Dra. Joana Rodrigues

GEDRESIS

O Grupo de Estudos de Doenças Reumáticas Sistémicas (GEDRESIS), da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), foca a sua atenção num  conjunto heterogéneo de doenças e síndromes, como o lúpus eritematoso sistémico, a síndroma de Sjogren, a esclerose sistémica, a polimiosite/dermatomiosite e as vasculites. É constituído por reumatologistas com experiência e gosto por estas patologias e tem, ao longo dos últimos anos, realizado um vasto trabalho cientifico nesta área, do qual se destaca o artigo “Protocolo de avaliação e monitorização do Lúpus Eritematoso Sistémico (PAMLES)”, publicado na Acta Reumatológica Portuguesa em 2008.

Relator
Prof. Doutora Cristina Ponte – Vasculites
Dra. Maria João Salvador – Esclerose Sistémica e Miosites
Prof. Doutor Vasco Romão – Lúpus Eritematoso Sistémico e Síndrome de Sjögren

GEODOM

O Grupo de Estudo da Osteoporose e outras Doenças Ósseas Metabólicas (GEODOM) da SPR tem por objectivo dinamizar o estudo e divulgação da Osteoporose e outras Doenças Ósseas Metabólicas (ODOM), bem como favorecer o trabalho conjunto dos reumatologistas com interesse particular nesta área. Constitui seu objectivo último contribuir para o aprofundamento permanente da qualidade da prática e da investigação clínica em Reumatologia.

Relator
Dr. Filipe Araújo

GRAVIDEZ

As doenças reumáticas inflamatórias afetam com frequência mulheres em idade fértil. Enquanto que no passado o desejo de ser mãe era em muitos casos difícil de concretizar, a melhoria de cuidados e aumento de opções terapêuticas tem permitido um aumento do número de gestações com sucesso, mesmo em grávidas com patologia reumática grave e envolvimento multiorgânico.

Por outro lado, o aumento crescente do arsenal terapêutico na área da reumatologia tem vindo a exigir dos reumatologistas experiência na gestão de um crescente número de fármacos nesta fase da vida e conhecimentos sobre as alterações fisiológicas neuro-endócrinas e vasculares da própria gravidez.

Os desafios da comunicação, informação e educação para o doente reumático (de ambos os sexos) na área reprodutiva é vasto, e os cuidados prestados também muito variáveis. Em Portugal, a avaliação em fase pré-concecional, gravidez e pós-parto por equipas multidisciplinares constituídas pelas áreas de reumatologia, obstetrícia e outras especialidades vocacionadas para o seguimento de doentes reumáticos na gravidez não é uma realidade a nível nacional, havendo mesmo locais em que não existe sequer consultadoria da área da reumatologia. Contudo, é notório que a crescente diferenciação de reumatologistas tem contribuído para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e para a formação nesta área.

Este grupo de trabalho terá os seguintes OBJETIVOS:

  1. Encorajar a discussão de casos clínicos complexos a nível nacional, com a participação de reumatologistas diferenciados na área, de colegas de obstetrícia e de outras especialidades com experiência no seguimento de grávidas com doenças reumáticas.
  2. Potenciar a colaboração na área da investigação entre os diversos centros nacionais, tornando mais competitiva a procura de financiamento de projetos e permitindo obter dados que espelhem a realidade presente no país.
  3. Estreitar relações e melhorar a comunicação com grupos de trabalho e redes europeias, com o intuito de dinamizar a consultadoria externa em casos complexos e facilitar a colaboração de centros portugueses em estudos europeus nesta área.
  4. Criar projetos de formação médica e ferramentas para internos e especialistas das várias especialidades envolvidas, em colaboração com associações científicas e de doentes.
  5. Fomentar a educação do doente nesta área, aumentando a articulação com associações de doentes e outras instituições.

Relator
Dra. Susana Capela

GEOMI

Grupo de Estudo da Osteoartrose e Artropatias Microcristalinas (GEOMI) da SPR tem por objectivo dinamizar o estudo e divulgação da Osteoartrose (OA) e Artropatias Microcristalinas (AMC), bem como favorecer o trabalho conjunto dos reumatologistas com interesse particular nesta área. Constitui seu objectivo último contribuir para o aprofundamento permanente da qualidade da prática e da investigação clínica em Reumatologia.

Relator
Dra. Soraia Azevedo

Co-relatores
Dr. Emanuel Costa
Dr. Hugo Parente

GESPA

O Grupo de Grupo de Estudo das Espondilartrites (GESPA) tem por objectivo dinamizar o estudo e divulgação das Espondilartropatias, bem como favorecer o trabalho conjunto dos reumatologistas com interesse particular nesta área. Constitui seu objectivo último contribuir para o aprofundamento permanente da qualidade da prática e da investigação clínica em Reumatologia.

Relator
Dra. Patrícia Pinto

Co-Relator
Dra. Ana Roxo Ribeiro

GO-TiME

O Grupo de Trabalho de Imagem MusculoEsquelética (GoTIME) tem por objetivos: promover a realização de trabalho científico que valide a ecografia musculoesquelética (EME) como meio de diagnóstico, monitorização clínica e terapêutica, impulsionando a sua utilização na prática clínica diária; fomentar a aprendizagem e atualização de conhecimentos nas várias modalidades de imagem que demonstram interesse inequívoco no exercício clínico ou de investigação; contribuir, através do desenvolvimento das melhores práticas de utilização das técnicas de imagem e de recomendações para o seu uso, para um elevado nível de cuidados e acompanhamento mais eficiente dos doentes.

Relator
Dr. Joaquim Polido Pereira

Co-relatores
Dra. Inês Silva
Dra. Sara Serra

DOR

O Grupo da Dor da SPR é constituído por um conjunto de reumatologistas com um gosto especial por esta área. Tem, ao longo destes anos, procurado estabelecer algumas normas de orientação no âmbito da dor, promovendo para tal reuniões onde, além da presença dos reumatologistas integrantes neste grupo, têm estado também presentes outros colegas, que muito têm contribuído para a dinâmica dos trabalhos.

Relator
Dra. Daniela Faria

Co-relatores
Dra. Susana Capela
Dra. Francisca Guimarães

REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA

Do Grupo de trabalho de Reumatologia Pediátrica da SPR, fazem parte reumatologistas com experiência e gosto pelas doenças reumáticas juvenis. Entre os vários objectivos a que se propõe, dos quais se destaca a realização de cursos formativos para internos, podemos encontrar a publicação dos consensos para a utilização de terapêuticas biológicas na AIJ., atualizadas em 2016 na Acta Reumatológica Portuguesa.

Relator
Dra. Raquel Marques

REUMATOLOGIA MGF

A constituição do Grupo de Trabalho Reumatologia e MGF foi aprovado em Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) em maio de 2018. A primeira reunião realizou-se em janeiro de 2020, em Coimbra.

Este Grupo de Trabalho (GT) da SPR tem por objetivo otimizar a cooperação entre as duas especialidades (MGF e Reumatologia) de forma a promover a melhoria contínua da qualidade dos cuidados médicos prestados aos doentes reumáticos e da eficiência no uso de recursos da saúde nesta área.

Acreditamos que uma mais estreita ligação entre as nossas duas especialidades será um contributo valioso para o objetivo que todos perseguimos: a melhoria dos cuidados prestados aos nossos doentes com doenças reumáticas.

Relator SPR
Dra. Maria João Gonçalves

Co-relator SPR
Dra. Agna Neto

Relator MGF
Dra. Catarina Rosário Freitas

Co-relator MGF
Dra. Andreia Sofia Carvalho Basílio