Vasculites

O que é?
As vasculites são um grupo heterogéneo de doenças caracterizado por inflamação dos vasos sanguíneos. Qualquer tipo de vaso pode ser acometido. Pode ocorrer em veias e artérias de grande calibre, como a artéria aorta, ou em vasos muito pequenos, como os capilares presentes nos pulmões, rins ou pele. A inflamação leva ao enfraquecimento e espessamento da parede dos vasos sanguíneos, podendo progredir para obstrução total ou formação de aneurismas (dilatações anormais que aumentam o risco de ruptura do vaso) (Figura 1).
 
As vasculites são na generalidade doenças raras que podem afectar pessoas de todas as idades. Algumas vasculites, como a  doença de Kawasaki e púrpura de Henoch-Schönlein, ocorrem sobretudo em crianças, enquanto outras, como a arterite de células gigantes, estão descritas principalmente em idosos.
 
As vasculites podem ser consideradas primárias, quando ocorrem sem causa aparente, ou secundárias, quando se encontram associadas a outras doenças conhecidas ou exposição a determinadas drogas ou medicamentos.
Seguinte >