Síndrome de Sjögren

Informações adicionais

Dieta, exercício e outros hábitos

O exercício é recomendável em todos os doentes, sobretudo os que têm queixas articulares ou musculares. Deve-se optar pelo exercício regular, aeróbio, de baixa intensidade, adaptado às capacidades e características de cada um, respeitando o equilíbrio ideal entre exercício e repouso. É recomendável o aconselhamento por um Fisiatra para delinear o programa de exercício e definir o aumento do nível de actividade.

Não existe nenhuma dieta recomendada para os doentes com Síndrome de Sjögren. Devem evitar-se bebidas ácidas, refrigerantes, doces, café e bebidas alcóolicas pois podem agravar as queixas secas e/ou o dano sobre os dentes e gengivas. Beber frequentemente água é muito importante para contrariar a falta de saliva.

Todos os suplementos alimentares devem ser tomados apenas após consulta com o médico assistente. Não está recomendado nenhum em particulare é  importante ter atenção à composição dos mesmos.

O tabaco deve ser evitado pois agrava significativamente as queixas secas, piora a saúde oral e aumenta o risco de outras comorbilidades.

Gravidez e aleitamento

As doentes com Síndrome de Sjögren podem engravidar, sendo a maioria das gravidezes bem-sucedida e sem complicações de maior. Porém, existe um risco aumentado de complicações maternas e fetais associadas à própria doença e a alguma medicação, pelo que as doentes devem discutir os seus planos e intenções de engravidar com o seu reumatologista assistente, para garantir que podem fazê-lo em segurança. A gravidez deve ser vigiada em consulta de Obstetrícia, sempre em colaboração com o Reumatologista, de modo a detectar atempadamente possíveis complicações. A grande maioria das doentes passa bem durante a gravidez, sendo as complicações mais temidas o lúpus neonatal e, sobretudo, o bloqueio cardíaco congénito neonatal, observado em cerca de 2% dos casos em que há presença dos anticorpos anti-SSA (anti-Ro) e anti-SSB (anti-La).

A maioria dos medicamentos podem ser continuados na gravidez e no aleitamento, incluindo a hidroxicloroquina, uma dose baixa de corticosteróides, a azatioprina, a aspirina e o paracetamol. Outros fármacos como o metotrexato, a ciclofosfamida ou os anti-inflamatórios não- esteróides devem ser interrompidos antes e durante a gravidez e aleitamento.

Contracepção, vida sexual e planeamento familiar

A secura vaginal pode interferir gravemente com a vida sexual e em certos casos pode requerer a aplicação de cremes tópicos contendo estrogénios. Adicionalmente, também predispõe ao aparecimento de infecções fúngicas, que devem ser prontamente tratadas com antifúngicos locais.  As doentes podem tomar anticonceptivos hormonais ou de outro tipo, sendo o planeamento familiar fundamental para evitar gravidezes indesejadas, sobretudo durante a toma de medicamentos potencialmente teratogénicos No caso de haver a presença concomitante de anticorpos antifosfolipídicos, os anticonceptivos hormonais estão contraindicados, sendo os métodos barreira os preferenciais. O aconselhamento com os médicos assistentes é essencial para um correcto e atempado planeamento da gravidez.

Vacinação

A doença e os medicamentos imunomoduladores podem aumentar o risco infeccioso, pelo que uma correcta imunização é muito importante. A vacinação anual para o vírus da gripe é fortemente recomenda em todos os doentes com Síndrome de Sjögren, visto que ajuda a prevenir o aparecimento de complicações graves associadas a esta infecção. A vacina anti-pneumocócica está também recomendada, bem como a vacinação para a hepatite B em doentes não vacinados previamente. O Plano Nacional de Vacinação deve ser seguido sem qualquer restrição. Em geral, não existe risco aumentado de complicações secundárias às várias vacinas e na maioria dos casos, a medicação não interfere com a resposta imunitária gerada.

Links Nacionais e Internacionais

Pode consultar mais informação nos seguintes links nacionais e internacionais:

Núcleo Síndrome de Sjögren da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas

Sjögren’s Syndrome Foundation

Seguinte >