Síndrome de Sjögren

O que é?

A Síndrome de Sjögren é uma doença imunomediada crónica caracterizada pela desregulação do sistema imunitário, que ataca tecidos e órgãos saudáveis, em particular as glândulas salivares e lacrimais, conduzindo a um processo inflamatório crónico que dá origem a queixas comuns como a falta de saliva e lágrima (boca e olhos secos).

Numa pequena percentagem de doentes podem ser atingidos outros órgãos e sistemas como as articulações, músculos, pulmões, rins, tiróide, fígado, pâncreas, estômago, nervos e cérebro, provocando sinais e sintomas diversos consoante os órgãos envolvidos.

A Síndrome de Sjögren pode aparecer em qualquer idade e em ambos os sexos, embora seja uma doença que afecte mais as mulheres do que homens e surja mais frequentemente após os 45 anos de idade.

A Síndrome de Sjögren diz-se Primária quando o doente não é portador de outra doença difusa do tecido conjuntivo. Quando o doente apresenta concomitantemente outra(s) doença(s) reumática(s) como, por exemplo, Lúpus Eritematoso Sistémico ou Artrite Reumatóide, a Síndrome de Sjögren é classificada como Secundária.

Seguinte >