Artrite Reumatóide

Que consequências pode ter?

Para mim?

O curso clínico é tipicamente caracterizado por períodos de agravamento e remissões. A doença pode ser ligeira (20%) ou grave e progressiva e com má resposta à terapêutica (numa menor percentagem dos casos - 5%). O prognóstico é pior quando o diagnóstico e o tratamento são tardios. A adesão do doente à terapêutica é essencial para melhorar o prognóstico!

Efeitos adversos sobre trabalho e vida social estão relacionados com a gravidade da doença e tempo de evolução e aparecem com alguma frequência. Algumas pessoas com AR têm uma mobilidade restringida e dificuldades com atividades da vida diária. Incapacidade de trabalho pode ocorrer precocemente no curso da doença, especialmente numa pessoa com uma ocupação manual.

A adaptação à doença pode ser difícil. A depressão clínica não é rara e deve ser tratada por profissionais especializados.

Podem ocorrer complicações ortopédicas: síndrome do túnel do carpo (adormecimento e perda de força nas mãos), rotura dos tendões (particularmente extensores dos dedos ou polegar), mielopatia cervical (geralmente em AR graves e de longa data), osteoporose, deformidades articulares com comprometimento funcional.

Podem ocorrer complicações infecciosas tanto pela doença como pelos tratamentos.

Para os outros? (é contagiosa?, transmissão aos filhos?)

A artrite reumatóide não é uma doença contagiosa. As lesões cutâneas que por vezes surgem no curso da doença (nódulos reumatóides, vasculite) também não se transmitem de pessoa a pessoa pelo contacto directo.

Parece existir alguma tendência familiar, ou seja, parece existir um risco ligeiramente acrescido de AR em pessoas com um familiar directo com esta doença. No entanto, a probabilidade de os seus filhos desenvolverem AR é menor do que ade nunca terem a doença. Mesmo em gémeos monozigóticos (verdadeiros), a probabilidade de o gémeo (padecendo o irmão de AR) é de 1 em 5.

Entre parentes com a mesma doença, a severidade da doença e resposta às diferentes terapêuticas varia entre os elementos da família.

Seguinte >