Artrite Reumatóide

AR, Sexualidade e Gravidez

Sexualidade e Gravidez na Artrite Reumatóide

SEXUALIDADE

A artrite pode interferir fisica e emocionalmente com o desejo e acto sexual, como consequência da dor e inflamação das articulações, a fadiga, a limitação de movimentos, a interferência na auto-estima e a presença de eventual humor depressivo.

Converse com o seu parceiro (a) - a partilha aumenta a intmidade do casal. Tente encontrar formas de relaxamento e redução da dor antes do acto sexual como, por exemplo, tomar um banho quente antes, pedir uma massagem ao parceiro (a), tomar os seus comprimidos para a dor uma hora antes. 

FERTILIDADE

A fertilidade da mulher e do homem com Artrite Reumatóide é geralmente normal, mas pode ficar afetada por alguns medicamentos. Além disso, alguns medicamentos para a Artrite podem aumentar o risco de aborto e outros podem causar malformações nos bebés. Fale com o seu médico sobre os medicamentos que está a tomar e de que forma podem afetar a sua fertilidade e se tem que os suspender antes de engravidar /ou da parceira engravidar.

GRAVIDEZ

A gravidez é um momento muito especial para o casal, sobretudo para a mulher. Deve ser planeada com antecendência para um momento em que a doença esteja controlada e tenham sido suspensos pelo médico os fármacos que possam causar malfomações ao bebé.

Durante a gravidez pode sentir-se mais cansada, com mais dores nas costas e joelhos e sentir as pernas mais inchadas e pesadas, o que está relacionado com o aumento de peso e volume da barriga e com retenção de líquidos nesta fase.

A Artrite Reumatóide durante a gravidez não tem tendência a agravar e a maioria das mulheres sente-se melhor das dores relacionadas com a doença, contudo deve manter o seguimento habitual no seu médico e há medicamentos que pode tomar para controlar a doença e as dores sem que isso afecte o seu bebé.

Deve também fazer o seguimento da gravidez no seu médico de família e/ou obstetra, seguir os seus conselhos e fazer os exames recomendados na gravidez.

PARTO

No parto pode ter mais dores se tiver problemas nas ancas, joelhos e pés, mas não existem riscos acrescidos para as mães com Artrite Reumatóide se tiveram um adequado seguimento durante a gravidez e sem problemas de novo. Deve informar o médico e enfermeiros da sua doença, complicações que tenham surgido na gravidez (ex: diabetes, tensão alta) e medicação que está a tomar.

Não existe risco aumentado nem necessidade formal de cesariana, salvo indicação médica.

AMAMENTAÇÃO

A amamentação é um período de grande cumplicidade entre mão e filho (a) e deve ser estimulado, também pelos benefícios para a criança reconhecidas no leite materno. Durante o período de amamentação há alguns cuidados que deve ter em conta dependendo da medicação que estiver a fazer, dado que há medicamentos que não são recomendados nesta fase.

POSSO TRANSMITIR A ARTRITE AO MEU BEBÉ?

A artrite tem uma base genética, mas não é necessariamente hereditária e há pouca probabilidade de passar a doença ao seu bebé.

Fale com o seu médico se planeia ter filhos.

FÁRMACOS NA GRAVIDEZ / AMAMENTAÇÃO

Há vários medicamentos que são permitidos durante a gravidez e amamentação, seja para a própria gravidez ou para controlo dos sintomas da artrite. Contudo, existem outros que não devem ser tomados dado terem riscos para o bebé, nomeadamente malformações, risco de baixo peso e parto prematuro. 

Deve informar-se sobre:

- Os medicamentos que pode manter durante estes períodos e se pode haver alterações de dose.

- Os medicamentos que não pode tomar durante a gravidez e amamentação

- Quanto tempo antes de engravidar tem que suspender os medicamentos que está a tomar e que sejam considerados contra-indicados nestas fases

OUTROS CONSELHOS

·         Durante a gravidez e amamentação não se esqueça de manter um estilo de vida saudável para se proteger a si, às suas articulações e sobretudo ao seu bebé.

·         Tenha cuidado com a sua alimentação e evite aumentos excessivos de peso.

·         O exercício físico é importante mas deve ser adaptado às suas capacidades físicas, ajustado ao tempo e condições da gravidez. Além disso também depende da actividade física que fazia antes de engravidar. 

Seguinte >