Info Doenças
A artrite reactiva (antigamente chamada de Síndrome de Reiter) pertence à família das espondilartrites e é definida como uma artrite (inflamação das articulações) que ocorre entre dias a semanas após uma infecção bacteriana sobretudo gastrointestinal ou genito-urinária.
A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença crónica, inflamatória, auto-imune que se caracteriza pela inflamação das articulações e que pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular.
Artrite Idiopática Juvenil é uma designação que engloba um grupo de doenças que têm em comum o facto de se acompanharam de inflamação/inchaço das articulações (artrite), de terem causa desconhecida (idiopática) e de surgirem na infância ou adolescência (juvenil).
A Doença de Behçet é uma doença inflamatória crónica, rara, que provoca inflamação dos vasos sanguíneos do organismo, atingindo as mucosas, a pele, os olhos, e as articulações.
A Esclerose Sistémica (ES) é uma doença sistémica inflamatória crónica, que se carateriza por inflamação e fibrose dos tecidos e alterações dos vasos sanguíneos, afetando vários órgãos, sobretudo a pele, tubo digestivo, pulmões, rins e coração.
As espondilartrites são um grupo de doenças inflamatórias crónicas, que têm em comum um conjunto de características clínicas e genéticas. Fazem parte deste grupo de doenças a espondilite anquilosante, a artrite psoriásica, a artrite associada à doença inflamatória do intestino (doença de Crohn ou colite ulcerosa), a artrite reactiva, entre outras formas.
A fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dor músculo-esquelética generalizada, difusa, muitas vezes migratória e por um aumento da sensibilidade a uma variedade de estímulos que podem causar dor e desconforto, como o esforço, stress ou os ruídos.
A gota é uma doença reumática inflamatória resultante da deposição de cristais de monourato de sódio.
O lupus eritematoso sistémico é uma doença crónica imunomediada. Caracteriza-se pela produção de anticorpos contra componentes do próprio organismo que podem causar lesão de diversos órgãos.
As miopatias inflamatórias (ou miosites) são doenças autoimunes raras, que afetam os músculos. São mais frequentes no sexo feminino e podem afetar tanto crianças como adultos.
A osteoporose é uma doença generalizada do esqueleto que se caracteriza por uma diminuição da densidade mineral óssea e alterações da qualidade do tecido ósseo, conduzindo a um risco elevado de fractura.
Trata-se de uma doença reumática inflamatória, relativamente comum, e que afeta maioritariamente pessoas com mais de 50 anos de idade.
A Síndrome de Sjögren é uma doença imunomediada crónica caracterizada pela desregulação do sistema imunitário, que ataca tecidos e órgãos saudáveis, em particular as glândulas salivares e lacrimais.
As vasculites são um grupo heterogéneo de doenças caracterizado por inflamação dos vasos sanguíneos.